"Igualdade, Liberdade e Fraternidade"

A Revolução...






Para muitos historiadores, a Revolução Francesa faz parte de um movimento global, atlântico ou ocidental, que começou nos Estados Unidos em 1776. Entre todas as revoluções que se seguiram na Europa e na América a partir daí, não há dúvida de que existam traços comuns. Mas a Revolução Francesa teve identidade própria, que se manifestou na participação popular. Na ruptura radical com as instituições feudais do Antigo Regime e nas formas democráticas que assumiu.
Se existe um fato importante na história mundial, esse é a Revolução Francesa, que aconteceu em 1789 e foi responsável por grandes mudanças na política.
O absolutismo perdeu a sua força e a burguesia prevaleceu no poder. O período é marcado pelo iluminismo, o mundo estava sendo influenciado por novas idéias. Os burgueses detinham poder econômico e também queriam participar das decisões em seu país.
A França não estava numa situação muito agradável e isso motivou os ideais da Revolução, que consistiam nos dizeres: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A Revolução Francesa durou até 1799 e é considerada uma das maiores da humanidade. Com a queda da monarquia, a democracia começou a ser divulgada pelo mundo. Um dos grandes nomes é o de Napoleão Bonaparte. Revolução Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político e social da França, até então dominada pelo Antigo Regime.
A indústria francesa sofreu séria crise a partir de 1786 e em 1787, uma seca diminuiu a produção de alimentos. A situação do tesouro na França estava em crise. Na tentativa de vencer essa crise o ministro das Finanças, o banqueiro Jacques Neckes, convocou a Assembléia dos Estados-Gerais com o objetivo de fazer o terceiro estado pagar mais impostos. O terceiro estado rejeitou.
Descontentes, o terceiro estado liderado pela burguesia exigiu a criação de uma constituição para a França. O povo saiu às ruas. A manifestação do povo chegou à Bastilha, prisão política da monarquia francesa. Considera-se que o povo invadiu esta prisão com objetivo de se apoderar da pólvora lá existente.
Assim, a Queda da Bastilha se tornou o símbolo do início da Revolução Francesa.
A partir daí, a Revolução Francesa se subdivide em algumas fases principais: Assembléia Nacional Constituinte, Convenção e Diretório.
Com a França imersa no caos, e sob a ameaça de ataques internos e externos, a alta burguesia articulou entregar o poder a alguém influente e poderoso.
Esse alguém foi Napoleão Bonaparte, que, a partir de 1799, começou a governar a França.


ATENÇÃO: Para facilitar a compreensão da aula acima, postarei um roteiro-aula.
Qualquer dúvida, podem perguntar!!!Participem!!

Seguidores